Manual de Jardim

Caro Cliente,

Você acaba de transformar o seu sonho em realidade, agora materializado em seu jardim! A Paula Godoy e o Florão desejam que este sonho se mantenha por muito tempo e que a cada dia o surpreenda mais.

Semelhante a um filho, o seu jardim precisa de cuidados, para que se desenvolva da melhor maneira possível, e o trabalho em conjunto é a forma ideal para um belo jardim. Assim elaboramos este manual de cuidados, incluindo os direitos e responsabilidades das partes envolvidas, para que os procedimentos a serem realizados fiquem claros, simples e objetivos.

De agora em diante, o Cliente se responsabilizará em seguir as orientações e cuidados determinados logo a baixo, para que seu jardim se desenvolva com qualidade.

 

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS A SEREM REALIZADOS:

  1. Medição da área; observação dos fatores que influenciarão na execução do jardim; e entrevista com o cliente para determinar o projeto.
  2. Apresentação do projeto e orçamento para o cliente.Após a realização de todas as alterações necessárias, o orçamento será composto e assim determinadas as responsabilidades de ambas das partes.Fica claro que o orçamento poderá ser alterado caso o cliente venha a fazer solicitações diferentes das contratadas durante a execução da obra, assim valendo também caso ocorra o surgimento de fatores que não puderam ser observados durante a realização do orçamento.(Ex.: presença de entulho, saibro ou impurezas no solo), esses fatores podem alterar o cronograma, a forma e o valor da realização.
  3. Determinada a data para a realização da obra, o cliente se responsabiliza pelo fornecimento de caçamba para a retirada de entulho, conduítes para a instalação da iluminação, instalação da parte elétrica, e terra para o acerto do terreno, nas quantidades necessárias para a realização do jardim.O cliente deve informar a empresa sobre a presença de encanamentos existentes no local, assim caso acidentalmente a empresa danificar os mesmos realizaremos o conserto e arcaremos com as despesas,porém caso o cliente não informe a existência de tais encanamentos , ainda sim realizaremos o conserto porém as despesas serão pagas a parte pelo cliente. O Florão realizará a limpeza do terreno com a retirada do entulho, o recolhimento da terra, o nivelamento do terreno, a colocação dos acessórios (vasos, fontes, pedras, pedregulhos, divisores, etc.).
  4. A irrigação do jardim fica sob responsabilidade do cliente e deve ser realizada de acordo com o memorial de cuidados do jardim.A irrigação também poderá ser realizada de maneira automatizada, sendo um produto comercializado pelo Florão, assim facilitando os cuidados com o jardim.
  5. Após a realização do jardim se for contratado entre as partes, o Florão realizará uma manutenção mensal do jardim em um período de 6 meses (a combinar) que consiste em:

– Extração manual de pragas e ervas daninhas, com exceção de tiririca e trevo pois destes o controle é feito com a utilização de herbicidas seletivos.

– Poda de folhas e galhos secos, bem como poda de toparia para manter os formatos das plantas.

– Aplicação de adubos de acordo com o cronograma determinado no memorial descritivo.

– Poda da grama realizando o acabamento dos canteiros.

– Reposição de possíveis plantas que por ventura venham a morrer.O período de garantia de cada planta varia para cada espécie e estará determinado no memorial descritivo.

– Limpeza da área com a utilização de ferramentas específicas e soprador para garantir que os canteiros com forrações estejam sempre limpos.

– Na presença de alguma doença ou praga no jardim que necessite   da utilização de algum produto específico, a empresa cuida do jardim e elimina as doenças porém as despesas com os produtos necessários para eliminação das mesmas será de responsabilidade do cliente.

  1. Após o período de 6 meses, as plantas já estarão adaptadas ao seu jardim e pegas, sendo necessário a partir de então a realização da manutenção mensal semelhante a que estava sendo realizada até o momento e as adubações que deverão ser feitas em quantidades especificas de acordo com o memorial descritivo, sendo feita uma adubação química pelo menos a cada 6 meses e a adubação orgânica a cada 3 meses. 

 

TERMO DE GARANTIA:

O Florão e a Paula Godoy garantem que o serviço realizado dentro das especificações determinadas no momento da contratação.

Os itens que podem fazer parte do jardim serão classificados da seguinte forma:

-PLANTAS DE FORRAÇÃO OU CAIXARIA, normalmente este tipo de planta é temporário, ou seja, precisa ser trocado e/ou replantado freqüentemente (ex.: petúnia, rabo de gato, gota de orvalho, etc.). Devido a estas características essas plantas tem garantia de 1 mês.

-PLANTAS ARBUSTIVAS, GRAMA, ÁRVORES E ARBORETAS, estas plantas geralmente são plantas perenes, assim não precisam ser trocadas e/ou replantadas, normalmente são apenas conduzidas por estacas ou podas para manter o aspecto desejado no jardim. Este tipo de planta tem garantia de 6 meses.

A empresa não se responsabiliza pelo reposição das plantas que não forem irrigadas de acordo com a especificação, também pelas plantas que venham a ser atacadas por pragas como fungos, formigas, cupins, pulgões, cochonilhas entre outras.

Não nos responsabilizamos por possíveis sujeiras que vierem a cair nos pisos em volta do jardim a ser executado. A sujeira grossa será retirada com vassoura, mas não lavamos o entorno da área.

No Memorial Descritivo estão inclusos todos os produtos para adubações necessários no período de 6 meses.

Poderá ocorrer infestações de insetos, pragas e ervas daninhas, neste caso a empresa faz o controle das mesmas sem custo de mão-de-obra, porém o cliente arcará com as despesas dos produtos utilizado e/ou fornecerá tais produtos necessários. Os produtos utilizados serão faturados para pagamento após 15 dias da utilização. Serão gerados boletos para pagamento em banco ou na empresa até a data do vencimento.

O Florão substituirá as plantas que por ventura venham a ser roubadas do jardim, porém será cobrado o valor das mesmas a parte.

Caso a forma de pagamento seja parcelado e as mesmas não estiverem devidamente quitadas, bem como o pagamento dos produtos extras utilizados, ficam suspensas as manutenções até o momento de quitação dos mesmos.

VASOS E ACESSÓRIOS – são os itens não vivos do jardim (ex.: terra, pedras, pedregulhos, vasos, fontes, treliças, etc.). Estes produtos tem garantia de 6 meses.

 

TERMO DE RESPONSABILIDADE DO CLIENTE

O cliente se responsabiliza pela rega do jardim de acordo com as instruções que segue abaixo:

1º MÊS – 2 regas abundantes diárias, sendo uma logo pela manhã e outra no final do dia. As regas nunca devem ser feitas em horários de sol quente, pois podem prejudicar as plantas. A rega deve ser suspensa quando chover e deve retornar assim que se observar solo seco ou plantas murchando.

2ºMÊS – 1 rega abundante uma vez ao dia, pela manhã ou no final do dia, e assim suspendendo a rega caso chova, porém voltando a rega caso ocorra as mesmas condições descritas no 1º mês.

3ºMÊS EM DIANTE – a rega deve ser feita a cada 2 ou 3 dias, de acordo com a época do ano, o nível de insolação do jardim e com o tipo de planta.

No prazo de 30 dias é necessário evitar o pisoteio no gramado e o transito intenso dos carros em passarelas de pedra com grama por no mínimo 45 dias.

Ao observar qualquer alteração nas plantas ou no aspecto do jardim o cliente deverá informar o Florão que assim que possível enviará um jardineiro até o local para analisar e orientar para os próximos procedimentos.

 

TERMO DE RESPONSABILIDADE DO CLIENTE

O cliente se responsabiliza pela rega do jardim de acordo com as instruções que segue abaixo:

1º MÊS – 2 regas abundantes diárias, sendo uma logo pela manhã e outra no final do dia. As regas nunca devem ser feitas em horários de sol quente, pois podem prejudicar as plantas. A rega deve ser suspensa quando chover e deve retornar assim que se observar solo seco ou plantas murchando.

2ºMÊS – 1 rega abundante uma vez ao dia, pela manhã ou no final do dia, e assim suspendendo a rega caso chova, porém voltando a rega caso ocorra as mesmas condições descritas no 1º mês.

3ºMÊS EM DIANTE – a rega deve ser feita a cada 2 ou 3 dias, de acordo com a época do ano, o nível de insolação do jardim e com o tipo de planta.

No prazo de 30 dias é necessário evitar o pisoteio no gramado e o transito intenso dos carros em passarelas de pedra + grama por no mínimo 45 dias.

Ao observar qualquer alteração nas plantas ou no aspecto do jardim o cliente deverá informar o Florão que assim enviará um jardineiro até o local para analisar e orientar os próximos procedimentos.