Osteopatia

Osteopatia é um método de avaliação, diagnóstico e tratamento, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção das mãos sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

A osteopatia engloba as técnicas de vários sistemas:

● Estrutural (osteo neuromusculoesquelético)

Baseia-se na biomecânica e biofísica corporal, compreendendo o funcionamento de todo o corpo de forma integrada, entendendo que qualquer alteração tecidual pode quebrar a homeostase do corpo e gerar sintomas.

● Posturologia

A posturologia trata o equilíbrio postural. Pode ser indicada para tratamento de dores crônicas ao nível da coluna, cabeça, entre outros. A posturologia é um método desenvolvido por um cirurgião ortopedista francês chamado Dr. Bernard Bricot. E ao longo dos anos esta especialidade tem vindo a desenvolver-se. O método da posturologia consiste em avaliar e tratar a relação entre patologias crónicas e a postura corporal.

● Visceral

A osteopatia visceral é uma área da osteopatia que promove a redução dos sintomas e saúde integral do corpo sem a necessidade do tratamento com medicamentos.

● Craniano

A Osteopatia Craniana consiste em liberar restrições do sistema craniossacral e seus componentes, dissipando os efeitos negativos do estresse, facilitando o processo de recuperação do próprio corpo (princípio da auto cura). Estes movimentos podem ser detectados em qualquer parte do corpo, mas com mais facilidade no crânio, sacro e cóccix. Quando o problema é detectado, o osteopata utiliza técnicas manuais delicadas para liberar estas áreas e dissipar as tensões que podem causar restrições em todo o corpo.
A Osteopatia Craniana devolve ao corpo a otimização fisiológica, deixando-o integralmente preparado para a autocura sempre que necessário.

● Biológico (emocional)

A Osteopatia e a Leitura Biológica são técnicas que apresentam uma nova visão sobre as doenças: um sistema de medicina complementar extremamente eficaz, que dá ênfase principal à integridade corporal, relacionando as disfunções somáticas e estruturais do corpo com as emoções (traumas emocionais). Está baseada na anatomia, fisiologia e embriologia.O objetivo principal é restabelecer a função das estruturas do corpo através de técnicas manuais sobre os tecidos (articular, músculos, ligamentos, fáscias, nervos, vísceras e ossos do crânio).
Precisa de ajuda?